Pular para o conteúdo principal

Homens reforçam tabus ligados à depressão, diz pesquisa

Desinformação prevalece em homens (Imagem: Pixabay)

Para os homens, a depressão ainda é tabu. 30% deles relacionam a doença com a falta de fé. Isso fica mais evidente entre os entrevistados mais velhos. O levantamento faz parte da pesquisa Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental, desenvolvida pelo Ibope Conecta, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) e a Pfizer, com participação do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados do sexo masculino não tem certeza de que basta ter uma atitude positiva e alegria de viver para combater a doença. Dos entrevistados, 55% acreditam que essas atitudes bastam ou não sabem opinar. Questionados se a depressão é um sinal de fraqueza ou pouca força de vontade, 29% estão convencidos disso ou estão em dúvidas.

A pesquisa mostra também que tanto os homens, quanto as mulheres acreditam que é possível superar a depressão. No entanto, são elas as mais conscientes sobre o tema. Perguntados sobre a necessidade de tratamento medicamentoso, 21% dos homens afirmaram que não tomariam antidepressivos mesmo com prescrição médica. As mulheres representam 16% desse percentual.

Os dados fazem parte da campanha “Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”, que entrevistou cerca de 2 mil brasileiros nas principais metrópoles do país.

Confira os resultados da pesquisa na íntegra: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/desinformacao-e-vergonha-permeiam-relacao-dos-jovens-com-a-depressao/

Comentários

  1. Matéria super necessária, Henrique. O setembro amarelo é o momento perfeito pra se debater esse tema.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Gostaria de saber mais sobre o motivo para isso acontecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema é que a depressão é considerada equivocadamente como um sinal de fraqueza. Nesse ponto, muitos que passam por esse problema se escondem. O caso é sério.

      Excluir

Postar um comentário